728x90 AdSpace

  • Latest News

    Qual desses Super-Humanos voce gostaria de ser ?

    Advertisement

    Featured Video

    Breaking News

    Sponsor


    Flickr Images

    Video Of Day

    homem gelo

    Popular Posts

    Mulher Sinestética

    Mulher que utiliza seus sentidos para saborear a música. Elisabeth, uma estudante de música de Zurique, tem um talento bem especial. Ela é uma sinesteta, ou seja, uma pessoa que combina involuntariamente três sentidos: o som, a visão e o paladar. Notas musicais fazem com que formas e cores apareçam no seu campo de visão, enquanto várias notas combinadas a induzem a sentir diferentes aromas, que depois são materializados na sua língua. Uma mesma nota ou combinações de notas produzem em Elisabeth as mesmas cores e formas. Essa habilidade de unificar diferentes campos perceptivos advém de uma condição neurológica, conhecida como sinestesia. O tipo de sinestesia de Elisabeth é tão raro que ela é a única pessoa no mundo conhecida por ser capaz de fazer isso. Ela participa de concertos em toda a Suíça e tem usado a sinestesia para obter a afinação perfeita e para memorizar partituras de uma só vez. No entanto, essa mesma habilidade também faz com que ela se sinta muito só e distante de tudo. Com a ajuda dos cientistas, Elisabeth espera compreender sua habilidade e conseguir algo que ela sempre quis em toda a sua vida: sentir-se parte deste mundo.

    Há música com sabor a fruta...
    Que cor têm os números? Qual o sabor das notas musicais? Que textura têm as palavras? Por incrível que possa parecer existem pessoas que conseguem sentir o mundo que nos rodeia de uma forma diferente ou combinada. Cientistas estudaram uma mulher que consegue saborear intervalos musicais.
    Elizabeth Sulston, de 27 anos, tem ouvido para a música e associa as notas musicais não só a cores, mas também a sabores. A notícia avançada pela "Nature" pode provocar alguma estranheza, porém, existem pessoas que, de facto, sentem o mundo que as rodeia de uma forma diferente.A música pode ser uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do audível. O caso relatado nas páginas daquele jornal revela mais uma situação de alguém que "sofre" de sinestesia. As pessoas com esta faculdade experimentam várias sensações quando confrontadas com o mesmo estímulo. Os sinestetas, como esta jovem mulher, combinam mais do que um dos cinco sentidos tradicionais: há pessoas que conseguem ouvir luzes vermelhas, saborear uma nota musical ou sentir a suavidade de uma imagem. Confusos?Elizabeth Sulston "ouve notas musicais e tem a percepção do seu sabor" , confirmou à "Nature", Michaela Esslen, da Universidade de Zurique, Suíça. "Esta mulher não imagina os sabores, ela saboreia-os de facto", sustentou. "Quando Elizabeth ouve uma determinada peça musical, ela automaticamente experimenta um sabor na língua", explicou aquela especialista.Sulston consegue identificar intervalos musicais (a distância da frequência sonora entre duas notas) com a língua. Esta faculdade surpreendeu os neurocientistas, já que se trata da primeira vez que esta habilidade foi identificada para ajudar a desempenhar determinadas funções mentais.



    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comentários:

    Nelson disse... 12 de abril de 2011 às 09:34

    mas e quem tem Super-Memória?

    Item Reviewed: Mulher Sinestética Rating: 5 Reviewed By: .
    Scroll to Top